Como escolher as suas madrinhas? Precisa estipular cor de vestido? Essa cor precisa combinar com a decoração, com a gravata do padrinho? Vale a pena levar todas para o dia da noiva? Nesse post nós vamos acabar com essas e outras dúvidas de uma vez por todas!!
Pelo menos uma vez por semana uma noiva entra em contato conosco querendo tirar dúvidas sobre algum assunto relacionado as madrinhas!! Por isso, vimos o quanto esse assunto é importante para vocês noivas. Afinal, já desde o primeiro dia que você decide casar é automático pensar em quem convidar para ser sua madrinha não é mesmo? Então, aproveita que agora nós vamos te contar absolutamente tudo o que você precisa saber sobre madrinhas!!
Primeiro tópico: Como escolher as suas madrinhas?
Essa pergunta é um pouco genérica porque serve tanto para madrinhas quanto padrinhos. Nós sempre falamos que você deve fazer para você mesma, duas perguntas: quem você quer abraçar nesse momento? Quem realmente faz sentido para você e para a vida de vocês dois como um casal? De forma alguma a sua escolha pode se basear apenas pelo interesse na quantidade de presentes que vai receber ou para ficar bonito na foto.
Lembre-se que não existe regra e que você não é obrigada a nada! Se a quantidade e casais ficou ímpar, não tem problema! Se vocês escolheram quantidades diferentes (exemplo: noiva 5 casais e noivo 3 casais), não tem problema! Se não são casais, se não tem esse negócio de lado da noiva e do noivo tipo... aah Clei e Mi são todos nossos, tá tudo bem! Não tem problema!
E outra coisa importante, não se sinta obrigada a convidar o companheiro ou companheira da pessoa que você quer convidar, você não é obrigada a fazer isso. Convide as pessoas que fazem realmente sentido para você. Se a pessoa não tem maturidade o suficiente para entender isso não é culpa sua.
Como convidar??
Acho muito fofo e muito legal a ideia das caixinhas com os mimos e tudo mais. É algo que funciona muito bem, mas o diferencial é a forma que você convida. Você pode tornar esse momento ainda mais especial. Acho lindo quando o casal tem o carinho de escrever uma mensagem particular para cada um explicando o porquê de estar convidando aquela pessoa. Assim é possível reviver memórias e mostrar o quanto aquela pessoa é importante na sua vida. Isso vai fazer com que a madrinha ou o padrinho se lembre disso para sempre e queira exercer essa função da melhor forma possível, entendendo o real significado de tudo! É um xororô danado, mas assim que é bom né! Tem que ter emoção!!
Lembrando que já fizemos um post com inspirações do que colocar na caixinha dos padrinhos!
Escolher ou não a cor do vestido das madrinhas?
Olha gente, escolher a cor do vestido não é uma coisa obrigatória. Mas eu Clei, opinião pessoal tá gente, prefiro que exista uma padronização nas cores porque eu acho visualmente mais bonito e harmônico, tanto no altar quanto para as fotos. Claro que para gente como assessores facilita mil vezes para identificar as madrinhas no casamento, isso não tem como negar. Até fica chato às vezes para uma convidada que acaba indo com a mesma cor de vestido das madrinhas para o casamento.
Caso você escolha uma cor muito diferente aconselho dar o tecido de presente para as madrinhas, assim elas podem mandar confeccionar o vestido do jeito que quiser, mas todas ficarão com o mesmo tom e isso gera menos incomodo para elas sabe. E uma coisa legal também de se fazer é escolher uma cor, mas deixar livre para elas escolherem o tom, então no manual das madrinhas você colocar desde um tom mais claro até um mais escuro. Então enquanto você escolheu a cor elas poderão escolher o tom que combina mais com a pele delas e tal...
Como eu falei essa é uma questão pessoal, se você não gosta e não acha legal, não precisa padronizar as cores. Mas uma dica que eu dou para esse caso é criar um grupo para as madrinhas irem colocando ali as cores que forem escolhendo... assim não arrisca de várias escolherem a mesma cor e acabar ficando chato para elas no dia do casamento.
Cor do vestido precisa combinar com a decoração?
Não existe uma regra específica dizendo que a cor do vestido das madrinhas precisa combinar com a decoração. Se você quiser combinar, porque é um gosto pessoal seu! OK! Tem gente que ama uma cor em específico e quer colocar essa cor em tudo né, acontece...
Mas é interessante cuidar para não exagerar tanto nessa combinação de cores a ponto de vestir as madrinhas como se fossem arranjos de mesa!! kkk Gente, as madrinhas não fazem parte da decoração, elas podem harmonizar com a decoração, mas não deve ser exatamente igual.
Vou dar um exemplo para você, madrinhas com vestido amarelo, arranjos amarelos e toalha de mesa amarela. Tipo, é muita coisa amarela já sabe. Essa combinação pode ser muita informação e carregar demais o visual geral do casamento. Agora, se você quer o amarelo para vestido das madrinhas, não quer dizer que você não pode colocar essa cor na decoração. Você pode harmonizar a cor colocando ela em alguns detalhes: pode ser uma cor secundária no arranjo, que apareça de forma pontual ou ainda em outros detalhes do casamento.
Outra opção é fazer com que os vestidos tenham um contraste com a decoração, que também fica legal, assim as madrinhas ganham um destaque bacana no casamento. Por exemplo, você faz uma decoração mais com flores brancas e prataria, e as madrinhas vão de rosa ou marsala! Fica um contraste muito bonito!
Precisa combinar a cor do vestido com a gravata do padrinho?
Não precisa! Pode ser feito, mas não precisa. Essa é uma questão de gosto pessoal também. Tem casais que decidem por deixar os padrinhos com gravatas pretas e madrinhas com um tom de cor especifico.
Qual a diferença entre Madrinha e Dama de honra?
A madrinha ela é considerada a testemunha oficial do casamento, que tem um papel importante assinando a documentação. Já a dama de honra tem um significado mais simbólico para a noiva do que para o noivo, são as melhores amigas da noiva que podem ser as próprias irmãs, primas ou amigas de infância. No cortejo, normalmente, elas entram antes da noiva, com vestidos iguais e buque nas mãos.
É legal levar todas as madrinhas para o dia da noiva?
Se você tem espaço suficiente e gosta de agito é legal sim!! Agora, se você pretende se arrumar em um quarto de hotel, por exemplo, eu já não aconselho levar todas, apenas umas 3 ou 4 no máximo. Porque, pensa comigo... Cada uma que for lá, vai levar as suas coisas, como por exemplo, bolsas, vestido e etc, e essas coisas ficam normalmente espalhadas pelo quarto, no chão, em cima da cama... ainda temos depois a equipe de foto, filmagem, maquiador, cabeleireiro... é muita gente em um único quarto sabe... além de provavelmente você ficar agoniada com esse povo todo lá dentro, as fotos podem ficar com toda essa bagunça de fundo aparecendo. Por isso escolha um local bem apropriado caso queira que todas as suas madrinhas estejam com você no seu dia da noiva.
Você tem alguma dúvida que eu não mencionei aqui no post? Pode contar conosco para tirar dúvidas sobre o planejamento do casamento, tanto com recomendações de fornecedores e até assuntos sobre outros fornecedores como convites, doces, bolo e etc. Esperamos que tenha gostado destas dicas e ficamos a disposição para conversarmos no WhatsApp ou direct!
Bem Sentir assessoria e cerimonial de casamentos Joinville e região. Casamentos no litoral de Santa Catarina! Cerimonialista e Assessora para casamentos em Joinville Santa Catarina.
Comentarios